Como ser um profissional de logística diferenciado

Como ser um profissional de logística diferenciado?

Por se tratar de um mercado desafiador, a necessidade do profissional de logística capacitado e com uma mentalidade diferenciada e mais ousada está se tornando cada vez mais evidente. Por falta de competências, surgiram novas vagas de emprego nesta área, principalmente por ser considerado um dos departamentos mais importantes de qualquer organização.

Quando falamos do Brasil, o país tem no transporte rodoviário seu principal meio de locomoção, com quase 76% de toda a infraestrutura, como mostra uma pesquisa da Fundação Dom Cabral de 2017. Essa situação faz as empresas ficarem cada vez mais dependentes de profissionais qualificados e buscarem terceirizar os serviços logísticos na tentativa de baixar os custos.

Para o profissional se destacar, é preciso ter algumas características que vão além da capacidade de trabalhar em equipe ou ter uma boa gestão de carreira. Acompanhe a leitura!

Quais as principais características?

O mercado vem exigindo candidatos que tenham algumas habilidades bem específicas, já que hoje o profissional é responsável por entrar em contato com o cliente, fornecedor, empresário etc, aquele que vai ser a imagem da empresa para os parceiros. Confira, a seguir, nossas dicas sobre as principais características que um profissional da logística deve ter!

Possua senso de dono

Essa característica permite a pessoa sentir as dores do usuário, é como vestir a camisa da empresa que vai atender. Ser sensível para identificar os problemas e saber como atuar para evitá-los. Dessa forma, o profissional se mostra mais engajado no projeto e caminha junto com o objetivo de manter o crescimento do negócio. Além disso, o cliente que conta com esse tipo de suporte se sente mais representado.

No caso da logística para empresas transportadoras, seja ela autônoma ou de grande porte, o profissional deve pensar e trazer soluções para os gestores, empresários ou motorista, ações que podem melhorar e otimizar as viagens.

Tenha visão de mercado

Um bom profissional para se destacar precisa olhar sempre em frente. Ou seja, identificar as tendências e saber como ajudar as empresas a chegarem a uma boa decisão. É fundamental levar em consideração o cenário atual, acompanhar o mercado e as soluções que são oferecidas para saber como agir preventivamente. Por isso, é necessário estar sempre atento às novidades.

Não adianta chegar para um gestor de frotas, falar que a sua solução funcionará e esperar que ele aceite. É preciso saber conversar, criar um relacionamento e mostrar porque ele deve acreditar em você.

Seja proativo

Se é preciso conhecer o mercado e entender quais suas necessidades, o profissional precisa agir para antever as situações. É nesse ponto que a proatividade faz a diferença: na hora de assumir a responsabilidade. Por mais que cada um tenha uma forma diferente de ser proativo, todos tem uma característica em comum: demonstram atitude, motivação e engajamento.

Ser visto como uma pessoa que tem iniciativa e que sabe como ousar nas decisões faz as empresas olharem com bons olhos para você. Ter essa característica traz benefícios até na vida pessoal!

Saiba se relacionar

O responsável precisa ser uma pessoa de relacionamento e mostrar como a tecnologia é boa e pode melhorar a questão da logística para uma empresa. Uma das características que identificam esse profissional é o seu conhecimento técnico alinhado à forma de tratar as pessoas, ser didático para explicar e passar as funções da ferramenta.

Sem essa aptidão é muito complicado convencer as pessoas a se adequarem às novas tecnologias, principalmente porque é comum ouvir muita resistência nessa área de logística: clientes falando que sempre trabalharam dessa forma, então não tem porque mudar.

Mantenha-se transparente

Além do bom relacionamento, proatividade, empenho e senso de dono, o profissional tem que ser uma pessoa muito transparente. Toda empresa busca esse tipo de profissional que consiga trazer segurança e confiança para as pessoas que tratam com ele diretamente, principalmente por não esconder situações ou fatos, mesmo que negativos.

Vivencie a tecnologia

Como em todas as áreas, ter intimidade com a tecnologia é praticamente indispensável. Graças a ela o funcionário consegue ser mais eficiente e preciso nos processos internos. Por isso, é importante ter interesse em aprender, dominar os recursos que são oferecidos e se adaptar rapidamente aos novos sistemas.

O quão antes esse profissional entender como um software funciona, por exemplo, mais rápido ele será capaz de operá-lo e se destacar. Ou seja, o profissional de logística deve ser adepto à utilização de aplicativos, processos de otimização das ferramentas existentes, softwares etc.

Atualize-se sempre

Vivemos em um mundo em que as novidades chegam em questão de segundos até uma pessoa. Por mais que seja possível filtrar o que realmente pode acrescentar algo para nossa vida, é importante saber como utilizar essas informações no seu dia a dia. Para um profissional de logística, conhecer as regulamentações, práticas, processos, tecnologia e suas mudanças é sinônimo de largar na frente dos seus concorrentes.

Isso dá mais embasamento para discutir processos e projetos, além de demonstrar um grau de conhecimento que durante um planejamento logístico pode ser fundamental para convencer os demais e mostrar valor no seu trabalho.

Busque o conhecimento

Um bom perfil precisa conseguir unir o conhecimento teórico do prático. É dessa forma que ele consegue aumentar o repertório de soluções para ajudar a resolver algum problema e embasamento para criar e melhorar os processos. Cada formação permite que o profissional se posicione na área certa e dentro da sua capacidade.

Outra dica é manter as habilidades sempre atualizadas com cursos de aprimoramento e estudo de técnicas novas. O mercado é muito volúvel e cada dia aparece uma tecnologia, pessoas com novas soluções e problemas diferentes. Um profissional inovador precisa buscar sempre ficar atento a essas modificações do setor e, claro, propor novas ideias, caso contrário será uma pessoa comum dentro da logística e será engolida pela área.

É preciso entender, aceitar e saber como a tecnologia pode ser aplicada no mercado. Na logística de transportes, as empresas estão querendo abaixar seus custos de frete. E existem diversas ferramentas no mercado que podem ajudar as empresas embarcadoras a diminuir esse valor e agilizar as entregas.

Gostou e que saber um pouco mais sobre como o Excel da Logística pode ajudar você a ser um profissional de logística inovador? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa plataforma!

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.