Print Power BI Logístico

Conheça 6 razões para utilizar o Power BI na logística

A rotina das empresas vem se tornando cada vez mais densa e complexa, principalmente aquelas que estão em franca expansão. Por isso, é cada vez mais necessário unir BI e logística, para que seus processos sejam executados com maior precisão e agilidade. Munidas da tecnologia e inteligência de negócios, elas também se tornam ainda mais fortes e competitivas.

Uma solução de Business Intelligence proporciona a otimização de toda a cadeia de processos logísticos — que vai desde a efetivação do pedido até sua entrega —, coletando e verificando os dados de cada etapa em tempo real por meio de um sistema integrado e automatizado.

Portanto, trabalhando com BI na logística é possível auxiliar, direta ou indiretamente, todos os setores da organização. E isso traz diversos benefícios para o negócio como um todo, como veremos neste artigo. Interessado? Então confira 6 deles!

1. MELHORA NO CONTROLE DE ESTOQUE E INVENTÁRIO

O estoque é um ponto que sempre gera problemas dentro do empreendimento. Afinal, o seu mau gerenciamento é capaz de resultar em falta de produtos ou em sua estocagem sem necessidade — e ambos os casos são altamente prejudiciais para o andamento do negócio.

Fazer a análise personalizada da cadeia de fornecimento pode representar um grande desafio para os executivos, já que se trata de um grande volume de informações relacionadas à performance interna da empresa e dos fornecedores, parceiros comerciais e clientes.

Diante disso, ter um sistema capaz de unir BI e logística é essencial para gerar indicadores de fácil compreensão. Isso ajuda o gestor a traçar estratégias acertadas para diferenciar a marca frente ao mercado, além de aumentar sua produtividade e competitividade.

2. CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS PERSONALIZADOS PARA MELHOR AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES

Os processos de logística são amplamente complexos e, na maioria das organizações, envolve diversos setores, que trabalham de forma complementar. Por isso, lidar com dados internos e externos é uma tarefa bastante complexa para ser realizada de forma manual.

Nesse cenário, um software especializado é importante para que se possa trabalhar com os processos logísticos de maneira integrada e eficaz. Assim, o responsável pelo negócio consegue lidar com dados organizados e bem segmentados.

Além disso, trata-se de uma excelente oportunidade para o gestor explorar todos os recursos da ferramenta de BI, que permite a criação de relatórios gerenciais especializados e de simples utilização. Estes, aliás, são a base para a análise de processos e na tomada de decisões importantes para a estratégia do negócio.

3. DEFINIÇÕES DE ROTAS DELIVERY

Um dos grandes gargalos do setor de logística em muitas organizações são suas rotas de coleta e entrega. Quando não realizadas de forma correta, implicam em maior gasto de recursos e tempo para serem efetivadas.

Mas, com a união entre BI e logística, o próprio software consegue analisar as variáveis envolvidas e oferecer as melhores opções de rota delivery para as entregas. Assim, elas são realizadas de forma mais ágil, o que é fundamental para manter a credibilidade do negócio.

Na prática, isso significa que se pode monitorar de maneira mais efetiva os prazos de entrega para cada cliente, com tempo hábil para sanar possíveis atrasos ou imprevistos (como a falta de um entregador em um determinado dia, por exemplo) e lidar com locais de difícil acesso.

Tudo isso evita desgaste junto a fornecedores, parceiros comerciais e consumidores.

4. GERAÇÃO DE DADOS LOGÍSTICOS EM TEMPO REAL

Outro grande desafio da logística hoje é acompanhar em tempo real os dados gerados, tanto interna quanto externamente. Entretanto, ao adotar uma solução capaz de unir BI e logística, é possível vencer esse obstáculo com direcionamento correto e sucesso.

As informações dos sistemas de gerenciamento são analisadas em tempo real, com inteligência de negócios. Assim, pode-se saber, por exemplo, qual é o aumento/redução do percentual de frete sobre o faturamento de um determinado período, ou comparar o custo efetivo ao valor estimado, com exatidão.

Em suma, o gerente consegue projetar cenários a partir dos dados coletados pelo sistema, e utilizá-los de forma inteligente para corrigir vulnerabilidades na cadeia logística e aprimorar as metodologias de trabalho, tornando-as mais ágeis e econômicas.

5. REDUÇÃO DE CUSTOS COM BI E LOGÍSTICA

Adotar o BI para conseguir reduzir despesas é, de longe, uma das estratégias mais eficientes que você pode adotar — principalmente para o orçamento corporativo e o andamento das atividades, sem desperdícios.

Custos com armazenagem e frete sempre vão existir. No entanto, eles precisam ser mais viáveis para o negócio, sem resultar em prejuízos e custos extras sem necessidade. Por isso, devem ser acompanhados de perto pelos gestores.

Com a utilização de dashboards de negócios, o responsável consegue visualizar e analisar todos os indicadores apresentados. Além disso, pode-se converter os custos de transporte excedentes para setores importantes da empresa, tornando-a ainda mais eficiente.

6. AUMENTO NA QUALIDADE DOS PROCESSOS

Seja qual for o porte ou segmento de atuação da empresa, o setor de logística precisa apresentar, além de agilidade e eficácia, uma qualidade nos processos. Dessa forma, o cliente sente maior confiança e segurança na prestação de serviços — o que é fundamental para fidelizá-los e criar uma imagem positiva da marca frente ao mercado.

Sem o uso do BI, fica mais difícil para a organização mensurar seus dados logísticos com precisão. Afinal, todo processo manual é, por si só, falho. Mas com o uso da tecnologia e as ferramentas certas, isso se torna mais simples, pois os indicadores e fluxos de entrega são monitorados de forma inteligente, em tempo real, sem a ocorrência de erro humano.

Nesse sentido, a tendência é que a empresa nunca entre em prejuízo nas suas negociações, devido à adoção de estratégias acertadas, resultando em ações positivas e na satisfação dos clientes.

Em suma, como vimos, além de aumentar a produtividade e promover a redução de custos, a união entre BI e logística é capaz de oferecer serviços de alta qualidade, reduzir falhas e vulnerabilidades, otimizar processos e elevar a sua credibilidade frente ao mercado, chamando a atenção de clientes em potencial. Então, não perca a oportunidade de aperfeiçoar seus resultados comerciais com o uso do Business Intelligence!

E agora, se você gostou do nosso post, e quer dar um upgrade no seu trabalho e principalmente na sua carreira ainda temos vagas disponíveis para o curso de Power BI Logístico. Confira clicando aqui.

Fonte: https://blog.toccato.com.br/6-motivos-para-integrar-bi-e-logistica/

Você pode gostar também...

Posts Populares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *