A estratégia de um negócio é a sua essência. É como aquele velho ditado diz, se você não sabe onde que chegar, qualquer caminho serve. Nesse contexto de busca por uma estratégia competitiva e que diferencia o negócio como um todo, muitas empresas tem buscado na consultoria estratégica um caminho sólido de desenvolvimento.
Basicamente, a consultoria estratégica consiste no entendimento da realidade de uma empresa e na formulação de um plano e estratégias que visem melhorar sua performance e desempenho. Para chegar nesse resultado, existem 5 planilhas que podem ajudar a organizar esse caminho:
Passo 1. Planilha de Diagnóstico Empresarial
O diagnóstico é o passo inicial de qualquer consultoria estratégica, porque é através dele que se vai chegar a importantes respostas sobre o grau de maturidade em que a empresa se encontra. Para isso, é importante saber fazer as perguntas certas para as principais áreas da empresa. Na nossa planilha de Diagnóstico Logístico/Empresarial separamos as perguntas que consideramos mais relevantes para qualquer negócio:
Com as respostas do diagnóstico, já é possível ter uma visualização da pontuação atual para cada uma das áreas do negócio, definir uma pontuação desejada e qual é a urgência, em termos de importância, para atingir o resultado desejado. É papel do consultor investigar essas notas e quais são os principais pontos de melhoria.
A partir desse ponto, a planilha de diagnóstico empresarial vai forncer para o consultor especializado em estratégia o nível de maturidade geral do negócio e o desempenho (de 0 a 100%) em cada uma das 5 grandes áreas.
O que fazer com essas informações?
- Separar áreas em que a empresa está performando mal
- Separar áreas em que a empresa está performando bem
- Analisar quais foram as respostas que geraram pontuação ruim
- Analisar quais foram as respostas que geraram pontuação positiva
- Do que existe de ruim, definir o que é prioritário para melhorar
- Do que existe de bom, definir o que pode ser ainda melhor e diferencial
- Cruzar informações com uma Análise SWOT
Veja que não é necessário definir prioridades de resolução de nada ainda, porque o diagnóstico empresarial é apenas o primeiro passo de uma consultoria estratégica, ou seja, serve para mostrar qual é a realidade em que a empresa se encontra, mas sem execução propriamente dita.
Passo 2. Planilha de Análise SWOT
A análise SWOT é uma outra excelente ferramenta 100% complementar ao diagnóstico e que deve ser colocada em prática por meio de uma planilha de Análise SWOT junto com esse primeiro passo. Com ela, a consultoria estratégica fica mais completa e agrega ainda mais informações internas e externas da empresa.
A partir dos resultados da matriz SWOT, o consultor consegue ver a pontuação para cada uma das 4 grandes áreas da SWOT, bem como um gráfico de radar.
Por fim, um resultado que costuma encantar os clientes de uma consultoria estratégica é a indicação do índice de favorabilidade do negócio, que pode variar de muito desfavorável até muito favorável. Todos esses dados já aparecem automaticamente na planilha de Análise SWOT depois que você preencher os primeiros campos.
O que fazer com essas informações?
- Fazer o cruzamento na matriz SWOT
- Entender quais forças influenciam quais oportunidades e ameaças
- Entender quais fraquezas influenciam quais oportunidades e ameaças
- Separar itens mais relevantes
- Reunir dados e comparar com o diagnóstico
- Criar planos de ação para as forças e oportunidades
- Criar planos de contingência para as fraquezas e ameaças
- Começar seu planejamento estratégico
Passo 3. Planilha de Planejamento Estratégico
Tendo as informações e o conhecimento da realidade da empresa, chegamos ao terceiro passo da nossa consultoria estratégica, que envolve o uso da planilha de planejamento estratégico. Esse é o momento de traçar as estratégias mais importantes, tomando como base os resultados obtidos até agora nas 2 primeiras planilhas.
Nesse sentido, o primeiro passo é definir quais são os principais objetivos e indicadores:
Com os objetivos e metas do planejamento estratégico definidos, vale a pena escolher os principais (costumo indicar para que se foque em apenas 3 metas por área). Depois disso, basta fazer o planejamento dos resultados relacionados para o ano ou próximos meses (dependendo de como você faça a organização das suas estratégias).
Essa já é a parte onde você coloca a consultoria estratégica e o seu planejamento em prática.
O que fazer com essas informações?
- Colocar o planejamento em prático por meio de ações
- Utilizar a planilha de controle de planos de ação para isso
- Acompanhar os resultados alcançados
- Traçar mudanças quando necessário
Passo 4. Planilha de Controle de Planos de Ação 5W2H
Por fim, com as estratégias traçadas, é o momento de acompanhar a execução do que foi planejado. Eu sempre recomendo o método 5w2h, pois considero ele organizado, simples e objetivo.
Veja que a planilha de controle de planos de ação 5w2h já possui a estrutura montada para você adicionar as ações que precisam ser executadas.
E também tem um espaço de acompanhamento dos planos de ação para que a sua consultoria estratégica não saio do rumo.
O que fazer com essas informações?
- Garantir que ações estão sendo executadas
- Replanejar itens que não saíram conforme planejado
- Recomeçar do passo 1 a cada ciclo de planejamento (que pode ser de 1 mês a mais de 1 ano)
Passo 5. Planilha Integrada de Estratégia
Se a sua demanda dentro de uma consultoria estratégica envolve só um ou alguns dos passos, mas não todos, recomendo que você utilize as planilhas individualmente, mas se você precisa passar por todos os passos, acredito que o melhor caminho é usar a planilha integrada de estratégia, que é completa e integra as 4 planilhas descritas acima e ainda possui espaço para algumas análises extras como curva de valor, matriz BCG e 5 forças de Porter:
Como a planilha é totalmente organizada e prática de se usar, ela é praticamente uma consultoria estratégica, ou seja, você pode usar tanto se for consultor, como se for um gestor querendo resolver essa área do seu negócio. E o mais legal é que depois de preencher, a planilha já te dá uma série de informações e insights automaticamente. Veja:
Como você faz a sua Consultoria Estratégica?
Se você é um consultor especializado na área estratégica, conta pra gente quais são os passos que você utiliza na sua consultoria aqui nos comentários. Difere dos que eu listei?
Grato por compartilhar seus conhecimentos, aprendendo cada dia mais e adorando conteúdo do blog. Cada dia vamos nos aprimorando e aprendendo mais com nossas habilidades de consultoria. Quando puder visita la nosso site também e conheça nosso treinamento. Parabéns pelo seu trabalho. Tmj.
argumentative essay helper
Excel da Logística – Blog – Planilhas para consultoria estratégica