Acompanhe o desempenho de grandes frotas em tempo real

Acompanhe o desempenho de grandes frotas em tempo real

Acompanhar os dados da operação em tempo real é uma das tarefas mais importantes do gestor de frotas. Com o acompanhamento, é possível tomar decisões rápidas e assertivas, para evitar problemas e custos indesejados. Um acompanhamento que não seja em tempo real dificulta a comunicação com o motorista e com o cliente que está aguardando a entrega, o que resulta em dores de cabeça ao gestor. 

Em uma empresa de pequeno porte, esse acompanhamento pode ser realizado de maneira mais simples, já que a comunicação entre poucos motoristas e o gestor é mais rápida. Mas em empresas com grandes frotas acompanhar o desempenho manualmente pode ser um desafio. 

Quer saber mais sobre acompanhar em tempo real? A seguir separamos as melhores formas de coletar os dados e acompanhar o desempenho da frota.

Monitoramento de veículos

Com os avanços no setor de transportes, todos os dias surgem novos concorrentes no mercado. Para que a empresa se torne cada vez mais competitiva é preciso buscar alternativas inovadoras para gerar valor aos serviços prestados, como o monitoramento de veículos em tempo real. 

Monitorar os veículos é algo indispensável para o gestor que deseja acompanhar o desempenho em tempo real. Ele é capaz de entregar inúmeras informações e benefícios para toda a empresa. Mas, além de receber os dados, o gestor precisa saber usá-los a seu favor.

Com uma ferramenta de monitoramento em tempo real, além de localizar o veículo a qualquer momento, é possível reavaliar os processos para reduzir os custos, aumentar a segurança dos envolvidos, ter mais informações claras e precisas do negócio e entregar para o cliente todas essas informações atualizadas.

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Monitorar a frota é acompanhar o passo a passo dos veículos a partir de informações geradas automaticamente por indicadores de performance, que vão além da localização. Por outro lado, o rastreamento é utilizado principalmente para segurança das cargas, não para produtividade. Com ele, as empresas instalam dispositivos nos veículos ou até mesmo nos produtos para acompanhar eventuais problemas, como roubos e furtos, através da geolocalização. 

O monitoramento é um complemento para o rastreamento. As duas ferramentas juntas podem fazer um ótimo trabalho para a gestão de frotas. O primeiro passo é entender qual a necessidade da operação e a possibilidade de implantar monitoramento e rastreamento através de ferramentas especializadas. 

KPIs logísticos

Os KPIs ou indicadores logísticos são fundamentais para acompanhar o desempenho da operação. Existem muitos indicadores que podem ser utilizados a partir de dados coletados no dia a dia e até mesmo em tempo real, mas alguns merecem destaque. 

O OTIF (On Time & In Full) é um dos principais indicadores da logística e trata da visão do cliente para as entregas. Com ele, é possível medir a pontualidade do pedido, dentro do prazo e no local certo (On Time) e as especificações como qualidade, quantidade, perfeitas condições, entre outros (In Full). O OTIF é uma ótima ferramenta para avaliar o cumprimento da jornada pelo motorista. 

Outro indicador muito importante é o de ociosidade da frota. Após realizar um planejamento com base na frota, o próximo passo é mapear os veículos parados ou os que estão realizando menos entregas e entender os motivos para isso. Depois de uma análise detalhada, o gestor pode avaliar os custos e automatizar os processos com tecnologias que otimizam a frota e entregam maior resultado, como um roteirizador.

Dashboard de gestão com relatórios automáticos

O dashboard é uma ferramenta de gestão que entrega relatórios automáticos para acompanhar o desempenho a operação. Os dados dos relatórios são coletados através de métricas e indicadores logísticos, os KPIs, totalmente customizáveis conforme a necessidade da operação. 

Essa é uma das formas mais eficientes de realizar o acompanhamento da frota em tempo real, visto que reúne inúmeras informações em um só lugar e de forma totalmente automática. Com ele, é possível tomar decisões a partir de dados, aumentar a eficiência da operação e acompanhar todos os processos a qualquer momento. 

Benefícios de acompanhar o desempenho em tempo real de grandes operações

Conheça os principais benefícios que uma empresa de grande porte pode ter ao acompanhar o desempenho da sua frota em tempo real. 

Cálculo de tempo e distância da rota sempre atualizado

Monitorar o status das entregas e coletas em tempo real garante visualizar e corrigir eventuais problemas, como desvios de rota e atrasos causados pelo trânsito. Como as informações são enviadas automaticamente para a central, é possível recalcular a rota ou enviar carros de apoio na busca de manter o cálculo de tempo. O mais importante é sempre passar para o cliente informações precisas do status das entregas.

Mais produtividade

Com o gestor acompanhando de perto a operação é possível cobrar mais produtividade dos motoristas, a partir da jornada de trabalho e do número de entregas realizadas por dia, e ainda automatizar processos, sendo possível percorrer mais quilômetros por menos tempo, ou seja, os motoristas conseguem realizar mais entregas por dia. 

O gestor também pode apostar em um ranking dos motoristas mais produtivos e bonificá-los, como uma maneira de criar uma competição saudável entre eles.

Mais informação da frota

Os dados coletados em tempo real garantem mais informações sobre toda a frota, desde os veículos que apontam problemas até os que precisam de apoio. O gestor consegue enviar o veículo mais perto para auxiliar nas entregas e evitar que o evento seja atrasado ou tenha que ficar para outro dia.

Além disso, dados como consumo de combustível, desempenho do veículo e manutenção também podem ser avaliados a partir de um acompanhamento. 

Menos custos

A redução de custos com o acompanhamento da frota em tempo real acontece principalmente ao diminuir quilometragens percorridas, diminuindo assim o gasto com combustíveis. A automatização de processos manuais é outro fator importante na redução de custos.

Maior segurança

Ao ter as informações atualizadas em um dashboard, por exemplo, é possível aumentar a segurança dos motoristas e das cargas transportadas, aliando o acompanhamento com o rastreio de frota. 

Qualquer situação suspeita pode ser averiguada, como alteração na rota, aumento de velocidade ou falta de comunicação com o motorista. O gestor consegue também ter mais segurança e autonomia na hora de tomar decisões sobre os veículos e condutores. 

Agora que você sabe as melhores maneiras de acompanhar o desempenho da frota em tempo real, aproveite para baixar a nossa planilha de gestão de frota.

Fonte: https://agileprocess.com.br/blog/acompanhar-o-desempenho-de-grandes-frotas/

Você pode gostar também...

Posts Populares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *