Acompanhar os dados da operação em tempo real é uma das tarefas mais importantes do gestor de frotas. Com o acompanhamento, é possível tomar decisões rápidas e assertivas, para evitar problemas e custos indesejados. Um acompanhamento que não seja em tempo real dificulta a comunicação com o motorista e com o cliente que está aguardando a entrega, o que resulta em dores de cabeça ao gestor.
Em uma empresa de pequeno porte, esse acompanhamento pode ser realizado de maneira mais simples, já que a comunicação entre poucos motoristas e o gestor é mais rápida. Mas em empresas com grandes frotas acompanhar o desempenho manualmente pode ser um desafio.
Quer saber mais sobre acompanhar em tempo real? A seguir separamos as melhores formas de coletar os dados e acompanhar o desempenho da frota.
Monitoramento de veículos
Com os avanços no setor de transportes, todos os dias surgem novos concorrentes no mercado. Para que a empresa se torne cada vez mais competitiva é preciso buscar alternativas inovadoras para gerar valor aos serviços prestados, como o monitoramento de veículos em tempo real.
Monitorar os veículos é algo indispensável para o gestor que deseja acompanhar o desempenho em tempo real. Ele é capaz de entregar inúmeras informações e benefícios para toda a empresa. Mas, além de receber os dados, o gestor precisa saber usá-los a seu favor.
Com uma ferramenta de monitoramento em tempo real, além de localizar o veículo a qualquer momento, é possível reavaliar os processos para reduzir os custos, aumentar a segurança dos envolvidos, ter mais informações claras e precisas do negócio e entregar para o cliente todas essas informações atualizadas.
Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?
Monitorar a frota é acompanhar o passo a passo dos veículos a partir de informações geradas automaticamente por indicadores de performance, que vão além da localização. Por outro lado, o rastreamento é utilizado principalmente para segurança das cargas, não para produtividade. Com ele, as empresas instalam dispositivos nos veículos ou até mesmo nos produtos para acompanhar eventuais problemas, como roubos e furtos, através da geolocalização.
O monitoramento é um complemento para o rastreamento. As duas ferramentas juntas podem fazer um ótimo trabalho para a gestão de frotas. O primeiro passo é entender qual a necessidade da operação e a possibilidade de implantar monitoramento e rastreamento através de ferramentas especializadas.
KPIs logísticos
Os KPIs ou indicadores logísticos são fundamentais para acompanhar o desempenho da operação. Existem muitos indicadores que podem ser utilizados a partir de dados coletados no dia a dia e até mesmo em tempo real, mas alguns merecem destaque.
O OTIF (On Time & In Full) é um dos principais indicadores da logística e trata da visão do cliente para as entregas. Com ele, é possível medir a pontualidade do pedido, dentro do prazo e no local certo (On Time) e as especificações como qualidade, quantidade, perfeitas condições, entre outros (In Full). O OTIF é uma ótima ferramenta para avaliar o cumprimento da jornada pelo motorista.
Outro indicador muito importante é o de ociosidade da frota. Após realizar um planejamento com base na frota, o próximo passo é mapear os veículos parados ou os que estão realizando menos entregas e entender os motivos para isso. Depois de uma análise detalhada, o gestor pode avaliar os custos e automatizar os processos com tecnologias que otimizam a frota e entregam maior resultado, como um roteirizador.
Dashboard de gestão com relatórios automáticos
O dashboard é uma ferramenta de gestão que entrega relatórios automáticos para acompanhar o desempenho a operação. Os dados dos relatórios são coletados através de métricas e indicadores logísticos, os KPIs, totalmente customizáveis conforme a necessidade da operação.
Essa é uma das formas mais eficientes de realizar o acompanhamento da frota em tempo real, visto que reúne inúmeras informações em um só lugar e de forma totalmente automática. Com ele, é possível tomar decisões a partir de dados, aumentar a eficiência da operação e acompanhar todos os processos a qualquer momento.
Benefícios de acompanhar o desempenho em tempo real de grandes operações
Conheça os principais benefícios que uma empresa de grande porte pode ter ao acompanhar o desempenho da sua frota em tempo real.
Cálculo de tempo e distância da rota sempre atualizado
Monitorar o status das entregas e coletas em tempo real garante visualizar e corrigir eventuais problemas, como desvios de rota e atrasos causados pelo trânsito. Como as informações são enviadas automaticamente para a central, é possível recalcular a rota ou enviar carros de apoio na busca de manter o cálculo de tempo. O mais importante é sempre passar para o cliente informações precisas do status das entregas.
Mais produtividade
Com o gestor acompanhando de perto a operação é possível cobrar mais produtividade dos motoristas, a partir da jornada de trabalho e do número de entregas realizadas por dia, e ainda automatizar processos, sendo possível percorrer mais quilômetros por menos tempo, ou seja, os motoristas conseguem realizar mais entregas por dia.
O gestor também pode apostar em um ranking dos motoristas mais produtivos e bonificá-los, como uma maneira de criar uma competição saudável entre eles.
Mais informação da frota
Os dados coletados em tempo real garantem mais informações sobre toda a frota, desde os veículos que apontam problemas até os que precisam de apoio. O gestor consegue enviar o veículo mais perto para auxiliar nas entregas e evitar que o evento seja atrasado ou tenha que ficar para outro dia.
Além disso, dados como consumo de combustível, desempenho do veículo e manutenção também podem ser avaliados a partir de um acompanhamento.
Menos custos
A redução de custos com o acompanhamento da frota em tempo real acontece principalmente ao diminuir quilometragens percorridas, diminuindo assim o gasto com combustíveis. A automatização de processos manuais é outro fator importante na redução de custos.
Maior segurança
Ao ter as informações atualizadas em um dashboard, por exemplo, é possível aumentar a segurança dos motoristas e das cargas transportadas, aliando o acompanhamento com o rastreio de frota.
Qualquer situação suspeita pode ser averiguada, como alteração na rota, aumento de velocidade ou falta de comunicação com o motorista. O gestor consegue também ter mais segurança e autonomia na hora de tomar decisões sobre os veículos e condutores.
Agora que você sabe as melhores maneiras de acompanhar o desempenho da frota em tempo real, aproveite para baixar a nossa planilha de gestão de frota.
Fonte: https://agileprocess.com.br/blog/acompanhar-o-desempenho-de-grandes-frotas/