Porque não se deve ignorar a troca de óleo

Porque não se deve ignorar a troca de óleo?

Você dá a devida importância para a troca de óleo da frota da sua empresa?

A manutenção preventiva do caminhão é fundamental para rodar pelas estradas sem se preocupar em parar no meio do caminho. Isso diminui não apenas o tempo de trajeto, mas também aumenta a segurança do motorista, além de economizar com danos em peças que podem ser evitados com medidas simples. 

troca do óleo é uma das mais importantes manutenções do caminhão, pois com o tempo o produto vai perdendo sua viscosidade, deixando de proteger as partes móveis que ficam em contato, como bielas, anéis, cilindros e válvulas.

Quer saber mais sobre a importância da troca de óleo para o seu caminhão? Confira agora mais informações, como o tempo certo para fazer a troca e como identificar se o seu caminhão precisa fazer a substituição do óleo. Confira nossas dicas!

Porque a lubrificação do motor é tão importante

Mais desempenho e prevenção de acidentes. O óleo do motor garante que as peças entrem em funcionamento sem que o atrito entre elas gere combustão ou demais danos ao caminhão. O óleo, ao percorrer por todas as peças, cria uma espécie de película que, em altas temperaturas, minimiza o contato entre os componentes móveis, aumentando a durabilidade de todo o conjunto.

Ao longo do tempo, sua viscosidade vai perdendo sua eficiência, o que compromete a segurança do veículo. No caso dos caminhões, que percorrem as estradas em grandes percursos, comprometer a integridade do motor é um grande risco. Por isso, a troca do óleo se faz tão importante.

Fazer a troca do óleo do motor do caminhão também é uma questão de economia, pois ao fazer essa manutenção você estará aumentando o tempo de vida das peças do motor, que são muito mais caras do que  trocar o óleo lubrificante.

O manual do proprietário do veículo orienta a quilometragem indicada para fazer a troca, mas estar atento aos sinais que o caminhão necessita de uma ida a um local especializado também é importante. É preciso que o motorista perceba se o sistema de transmissão está fazendo algum ruído, pois esse pode ser um indicativo de que há algo errado com a lubrificação do motor.

Como fazer a troca de óleo do caminhão

A primeira regra que deve ser seguida é utilizar o tipo de óleo recomendado pela montadora do veículo. Isso vai garantir boa performance e mais segurança ao motorista. No manual, você vai encontrar o tipo de básico a ser empregado e qual deve ser classificação mínima de desempenho a ser utilizada.

Outro ponto importante é fazer a troca do óleo apenas em centros especializados, para garantir que a manutenção está sendo feita de forma adequada.

Entretanto, você encontra a simples planilha de troca de óleo para lhe ajudar a gestão de frota, que é realizado com agilidade e o compromisso de manter sua frota de caminhões rodando por muito mais tempo e com segurança, basta clicar AQUI.

Planilha Troca de Óleo
Planilha Troca de Óleo

Você pode gostar também...

Posts Populares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *