5 Sensos

Como a metodologia 5 S’s é aplicada na logística?

Depois de entender como a metodologia Kaizen 5 S’s é aplicada na empresa, vale a pena pensar em sua aplicação na Logística!

Seiri

O senso de utilização é proveitoso para analisar os melhores locais para descarte, estoque e realocação de materiais. Ajuda a preparar mais adequadamente os ambientes e traz mais facilidade para a limpeza e a manutenção. Traz ganho de espaço, da mesma forma como viabiliza uma importante redução dos custos.

Seiton

O senso de ordem, por exemplo, serve para eliminar máquinas que não funcionam mais, assim como processos pouco produtivos e itens em excesso do estoque. Com a organização, é possível não apenas arrumar o estoque, mas também organizar a frota, mapear os processos e excluir os indicadores de Logística menos importantes.

Seiso

O senso de limpeza consiste em deixar o ambiente logístico sempre limpo, evitando acidentes, retrabalhos e problemas em geral. No caso do transporte, a limpeza dos equipamentos favorece até mesmo a segurança da carga.

Seiketsu

O senso de padronização, por sua vez, serve para garantir uma manutenção adequada nos equipamentos ao ser feita de maneira planejada, contínua e padronizada. Além disso, pode haver a definição de rotas otimizadas e o estabelecimento de padrões de atuação em todos os níveis.

Shitsuke

Por fim, há o senso de autodisciplina, em que colaboradores desempenham suas funções de maneira adequada, motoristas dirigem com responsabilidades e todos colaboram para manter a filosofia em prática.

A metodologia 5S é uma forma de gerar organização, limpeza, produtividade e resultados financeiros para o negócio, inclusive na Logística. Com o conhecimento dos princípios envolvidos é mais fácil colocá-la em prática e aproveitar seus resultados.

Particularmente, qualquer padrão de empresa deve buscar a melhor maneira de “respirar” a metodologia 5S. De modo algum deve ser entendido como um sistema complexo e de difícil implantação. Pode ser trabalhado com diferentes níveis de alcance até possuir uma escala maior de aderência com todos seus colaboradores.

Paralelamente a esse assunto, conheça a planilha do Programa 5 Sensos para lhe ajudar a medir o engajamento e aderência de todos os envolvidos na sua organização clicando AQUI.

Para não perder nenhuma outra dica, nos acompanhe nas redes sociais: FacebookTwitterLinkedIn!

Você pode gostar também...

Posts Populares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *